A fisioterapia preventiva envolve a identificação de fatores de risco, a avaliação das necessidades individuais e a implementação de um plano de tratamento personalizado para reduzir riscos.
A fisioterapia preventiva tem como objetivo rezudir a ocorrência de lesões, disfunções e doenças através de intervenções e cuidados precoces. A fisioterapia preventiva pode ajudar a prevenir riscos de doenças comuns, como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas, osteoporose, hérnias de disco, tendinites, bursites e artrose.
A fisioterapia preventiva para a terceira idade compreende um conjunto de exercícios físicos e respiratórios com o objetivo manter a funcionalidade e o bem-estar do idoso, bem como evitar ou retardar complicações.
As principais indicações dessa modalidade de fisioterapia para pessoas com mais de 60 anos envolvem a reversão de quadros de fraqueza muscular, degeneração articular, dor e cansaço, diminuição da agilidade e falta de equilíbrio.
Os procedimentos da fisioterapia preventiva ajudam a prevenir riscos de doenças comuns nessa faixa etária, como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas, osteoporose, hérnias de disco, tendinites, bursites, artrose e etc...
Além disso, a prática é eficaz no controle de dores nas articulações e no tratamento de problemas com insônia, depressão e ansiedade. Os principais objetivos da fisioterapia preventiva para idosos são preservar a função motora, adiar a instalação de incapacidades decorrentes do processo de envelhecimento e prevenir a ocorrência de quedas e outros acidentes causados por limitações naturais da idade.